Voltei com a segunda parte do meu artigo sobre as versões lançadas do nosso jogo preferido, Doom. Ainda tenho muito o que escrever, só espero que também tenha uma platéia esperando pelos artigos. 😉

Sem enrolação, vamos ao que interessa…

v1.0

  • Lançado em 10 de dezembro de 1993
  • Lançamento público inicial
  • Internamente numerado como v0.99
  • Nenhuma versão registrada ainda
  • É possível jogar o IWAD 1.1 registado com esta versão, deve-se renomear esse wad para “doom1.wad”, ele também menciona que esta é uma versão “comercial” e não registrada na tela de inicialização.

v1.1

  • Lançado em 16 de dezembro de 1993
  • A primeira versão registrada de Doom
  • Primeira aparição da correção de gamma (que pode ser ligado ou desligado)
  • Uma versão mais estável do extensor de DOS (DOS/4GW)
  • Suporte a Sound Blaster 1.0
  • Foi adicionado a opção Multiplayer em modo serial
  • Os parâmetros de linha de comando -send e -receive foram adicionados
  • Modificações nos textos:
    • Na tela de texto do Knee-Deep in the Dead, “buy” é alterado para “play” na sentença final
    • O texto “This version is NOT SHAREWARE, do not distribute!” foi adicionado, para ser mostrado com a versão registrada
    • Muitos outros, incluindo letras em maiúsculo, correções ortográficas e mensagens de erro adicionais.

v1.2

  • Lançado em 17 de fevereiro de 1994
  • Código de som foi reescrito
  • Adicionado suporte a Modem/Null-modem. Este lançamento dividiu o código de rede em drivers externos proporcionando um sistema de rede modular
  • Suporte a PAS-16 Estéreo (Pro Audio Spectrum)
  • Primera aparição do nível de dificuldade “Nightmare!”
  • Mouse e joystick podem ser utilizados nos menus
  • Modo de correção de gama foi expandido para incluir cinco configurações (0-4)
  • Calibração de joystick melhorada
  • Macros de texto para Multiplayer
  • As opções de rede “-left” e “-right” não funionam mais
  • Modificações de texto:
    • O texto “CENTER the joystick and press button 1:” foi introduzido, outras alterações para o joystick também foram feitas
    • “I_StartupSound: forking sound daemon.” da 1.1 foi alterado para “I_StartupSound: Hope you hear a pop.”
    • “OpenSocket: ..”, “ListenForPacket: ..” e alguns outros foram removidos

Falhas corrigidas (v1.2):

  • Correção para o bug nos pacotes de transmissão que causava perda de desempenho em muitas redes
  • Funciona sob Windows
  • Função de erro Z_Malloc implementada
  • IRQ2 agora funciona
  • Slots de salvamento 5 e 6 agora funcionam
  • Chaves e plataformas agora funcionam quando um jogo é recarregado de um slot de salvamento
  • Jogos em rede não travam mais quando se utiliza uma placa de som

Por hoje eu termino aqui. Fique ligado nos próximos dias para pegar mais uma continuação deste artigo.

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