De 1993 a 1995, várias versões de Doom e Doom II foram lançadas pela id Software para resolver bugs e aumentar a diversão de jogadores e fãs. Além disso algumas versões iniciais foram preservadas pelos testadores, que finalmente tornaram esses arquivos disponíveis para o público.


Acreditava-se seguidamente que as principais diferenças de cada versão conhecida dos jogos, eram feitas exclusivamente no arquivo executável, mas isso não é verdade. Também existem diferenças de recursos no arquivos IWAD que foram devidamente anotadas, como quais são os níveis foram modificados, monstros inseridos ou retirados.

Para ficar por dentro do que ocorreu ao nosso amado Doom leia o resto do artigo ou MORRA!!!

v0.2

  • Compilado em 4 de fevereiro de 1993
  • Um nível plano com texturas não-ortogonais nas paredes e monstros inativos
  • Interface não interativa mostrando a parte interior do capacete do marine
  • Comandos para alterar algumas propriedades do nível

v0.4

  • Compilado em 2 de abril de 1993
  • Vários níveis reconhecíveis neste estágio inicial do projeto
  • Elevadores não funcionam
  • Jogador pode atirar com uma espingarda (calibre 12 ??)

v0.5

  • Compilado em 22 maio de 1993
  • Mais níveis estão presentes, incluindo uma versão do MAP10: Refueling Base
  • Plataformas com movimento e as portas podem ser abertas
  • O jogador sofre danos em certos pisos (terrenos) e pode morrer
  • Vários itens estão presentes e podem ser apanhados
  • Kits de sáude estão presentes, mas usam gráficos de Wolfenstein 3D
  • Clips de munição
  • Chaves e itens de bônus (contagem de pontos) também estão presentes
  • Os monstros inativos desaparecem quando são atingidos por tiros
  • O jogador tem um fuzil com uma baioneta azul para ataques corpo-a-corpo

Pres Release Beta

  • Compilado em 4 de outubro de 1993
  • Completamente funcional e bastante próximo da liberação comercial
  • Inclui três níveis
  • A arma de plasma dispra tiros vermelhos bem como tiros verdes
  • A BFG9000 dispara muitos tiros de plasma dentro do campo de visão à frente do jogador

Bom, por hoje é só isso. Fique ligado nos próximos dias para pegar a continuação deste artigo.

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