Zandronum

De Brdoom Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Zandronum é um port que tem como objetivo oferecer uma experiência multiplayer moderna, com novos modos de jogo, como captura da bandeira inimiga, invasão ou dominação. A International Doom League o adotou como seu port preferido em 2014.

História

Zandronum é um projeto paralelo, baseado no Skulltag, que começou a ser feito em 3 de junho de 2012, dando continuidade ao desenvolvimento da última Skulltag 98e. Como Brad Carney (Carnevil) queria que o nome Skulltag não fosse usado por um projeto sobre o qual ele não tinha controle, a comunidade resolveu rebatizar o projeto. Duas das escolhas mais populares foram Andromeda e Infernum, que enfatizavam, respectivamente, os elementos de ficção científica e ocultismo de Doom; outras pessoas queriam que o nome do port começasse com um 'Z' para refletir a afiliação ZDoom da porta. O consenso geral foi mesclar as duas palavras. Apesar da construção do nome, não tinha nenhum sentido claro nele e os poucos resultados nos principais motores de busca da época fizeram-no uma escolha favorável.

Além do nome, a equipe decidiu mudar o objetivo original. Skulltag começou como um mod e acabou se transformando em um famoso port, adicionado vários recursos e ajustando os já existentes. Eles eram bons a princípio, mas com os avanços do ZDoom, tais como uma ferramenta para os modders poderem adicionar e alterar recursos sem alterar o código-fonte, os recursos do Skulltag passaram a ser considerados desnecessários, por vezes gerando pequenas incompatibilidades entre ele e o ZDoom, causando alguns erros com jogos que não fossem Doom. Como resultado, o Zandronum removeu a maior parte do conteúdo adicionado. As estruturas de suporte necessárias permanecem para fornecer compatibilidade total com o Skulltag, desde que o arquivo skulltag_data.pk3 seja carregado manualmente. O esquema de numeração de versão do Zandronum usa dois ou três valores. O valor principal aumenta com as atualizações da base de código ZDoom subjacente, enquanto o valor menor aumenta para versões que não alteram o nível de compatibilidade do ZDoom básico. Por exemplo, Zandronum 1.x é baseado em ZDoom 2.3.1, enquanto Zandronum 2.x é baseado em ZDoom 2.5.0. Para versões de depuração, um terceiro número pode ser usado: Zandronum 1.2.2 tem o mesmo conjunto de recursos do Zandronum 1.2, mas menos bugs.